Rio Ave Pistols


FUZILEM-ME

Fui ver esta tarde o filme "Mamma Mia"

P.S.- Espero que continuem a ler os meus "posts" depois desta revelação.

Não percebo

Eusébio não foi o primeiro, o único nem será o último a ter tiradas destas. Não quer dizer que o desculpe, mas compreendo.
Antes do jogo com o Porto, o nosso treinador criticou a paragem do campeonato. Na sequência das declarações no fim do jogo com a Académica, em que disse que a equipa estava a ganhar entrosamento, ritmo (isto tudo que vocês já sabem), percebi que nestas palavras estava implicíto que a falta de jogos cortava este ciclo de aperfeiçoamento. Rematava Eusébio que "não se pode estar vinte dias sem competir e depois fazer três jogos em cinco dias".
Bem, aí já se torna mais difícil. Primeiro, não foram cinco, mais seis dias. mas isto ainda é o menos. Segundo, isto acabou por não ser nada assim, porque contra o Leixões jogou uma equipa completamente diferente. Ora, se a ideia era ganhar ritmo, nada melhor que o jogo com o Leixões como preparação para o Setúbal. Ou não?
E, por fim, os dois dias de folga. Já têm ritmo?
Afinal, se o jogo com o Leixões tivesse sido antecipado, que equipa teria jogado? Os jogadores do Rio Ave não tem força para fazer três jogos em seis dias? E se não ter, não deveria ter?
Pode haver muitas explicações técnicas. Eu chamo-lhe incoerência.

Ai, se fosse o outro...

Uma notícia que saiu no Record de hoje dava conta do que Arsène Wenger transmite aos seus jogadores antes dos desafios.
Uma passagem:
"[...] A folha A4 em questão mais não continha do que as orientações motivacionais que Wenger dirigiu aos jogadores na véspera da vitória em Bolton por 3-1. A cartilha do técnico dos londrinos não é, porém, mais do que um conjunto de clichés. Afinal, que diz ele aos seus craques? “Uma equipa é tão forte quanto as relações que se estabelecem no seu interior”, lê-se a abrir. A construção do espírito de conjunto prossegue com tópicos como estes: “Demonstrar atitude positiva dentro e fora do campo”; “Ser exigente consigo próprio”; “Manter a união”; “Mostrar o desejo de vencer em tudo o que se faz”[...]."
Wenger foi ridicularizado pela banalidade das palavras motivadoras. Curioso, porque o nosso anterior seleccionador nacional, com o mesmíssimo discurso, com roupagem ainda muito mais labrega (que até música do Roberto Leal no autocarro metia), era exaltado pelo mesmo jornal como um doutor na arte de unir e motivar os jogadores.
As banalidades de um são as pérolas de sabedoria de outro?

AQUI NÃO HÁ AMIGALHAÇOS


Qual redenção, qual carapuça.

SIMULADOR DE CHUVAS ÁCIDAS...

... dá prémio Ibérico na área da ciência a dois alunos vilacondenses da Escola Secundária Afonso Sanches. Parabéns ao Miguel Costa e à Patrícia Silva.

Setúbal 1 x 0 Rio Ave

Não acompanhei o jogo de ontem, e por isso não posso tecer grandes comentários. Só digo que Eusébio trocou as voltas ao Record e a mim, e o resultado é este: em 4 jornadas, 2 pontos e 1 golo marcado. Miserável.
Para que conste, isto foi o que escrevi em 15 de Maio, no Segundo Andamento:
"Embora continue em euforia (os meus colegas de trabalho que o digam), tenho de reconhecer que, das quatro subidas de divisão que acompanhei de perto - três à 1ª divisão e uma à Honra - esta foi aquela em que apresentámos pior futebol e a equipa mais desconjuntada. Por um lado agrada-me que a direcção do Rio Ave esteja a renovar com a maior parte dos jogadores - não entrar em loucuras é crucial para que o clube continue a existir. Por outro lado, manter João Eusébio e este plantel é comprar um bilhete de volta para a Liga de Honra em 2009/2010. Mas se tem de ser assim, o que é que podemos fazer. Olha, cantar "és Rio ave, sempre nosso sem igual"."
A questão não é acreditar. É ser algo realista. Por outro lado, vamos sonhar: o nosso campeonato começa no domingo, com o Paços de Ferreira.

METAM A JOGAR!

O Chidi e o Semedo no mesmo onze. Começa a ser insuportável para mim esta curiosidade.

ÍCARO SÍDNEI

Há muito que não via uma fotografia de futebol tão extraordinária. Sídnei acaba de marcar o golo e prepara-se para voar. Ele aparece no meio da foto; à sua frente aparece o vazio, o infinito, e atrás de si um amontoado de jogadores do Benfica, dispostos em diagonal como rampa lançamento, mas, paradoxalmente, a agarrá-lo, para o manterem em terra firme.
O mais intrigante é o gesto de Katsouranis. É de uma elegância inexprimível. Que faz ele, afinal? Que gesto é aquele? Coloca as mãos sobre os olhos de Sídnei!? Parece que o quer salvar de cegar com a euforia.

FELIZMENTE, TEREMOS SEMPRE O BUTCH CASSIDY

Nunca pensei que o Paul Newman fosse morrer!

Raindrops keep falling on my head

SETUBAL 1 - RIO AVE 0

Rio Ave, que parece ser um talismã para o autor do golo, Ricardo Chaves. Já se esqueceram do que é que ele fez na época 2004-2005? Então vejam aqui.

P.S - Além do mais, o filho da mãe escolhe sempre o mesmo canto da baliza.

Setúbal x Rio Ave

Não sei se o Eusébio tem vindo aqui ao blog. Mas, segundo o Record, a equipa que alinha hoje contra o Setúbal é quase idêntica à que pedi na terça-feira, com a troca do Livramento pelo André Vilas-Boas (que, sinceramente, não aprecio muito). Parecem-me trincos a mais para poucos médios ofensivos. Ainda mais porque o Setúbal está mais fraco que o ano passado - Pitbull já lá não joga.
E como hoje vou disputar o Distrital de Semi-rápidas, em Barcelos, será a primeira vez em não sei quantos anos que não acompanho um desafio do campeonato em directo. Fosse no estádio, pela rádio ou televisão, já não falhava nenhum há muito tempo. Até na quarta-feira consegui (com a ajuda dos alunos) seguir o marcador pela Internet. Desta vez, nem nada. Por favor, alguém me envie um SMS quando o Rio Ave marcar - se for golo do Setúbal estejam caladinhos.

FINALMENTE... DE FÉRIAS!

Finalmente todo o tempo do mundo para as minhas coisas.

Já agora: será que podiam repetir o Leixões - Rio Ave? Pode até ser às 13 horas!

O NELO DA CANOAGEM JUNTOU A MALTA

As Kovacs, as Janics, o Brabants e o Wallace são todos, para quem não sabe e é ignorante como eu, campeões olímpicos de canoagem. Estão em Vila do Conde convidados pela Nelo, empresa vilacondensa do... Nelo.
Líder mundial na fabricação de kayaks de competição, a Nelo conta com seis medalhas de ouro, sete de prata e outras tantas de bronze.
São estas coisas que me fazem ter orgulho desta terra!!
(Sobre esta notícia ver aqui)

I LOVE RIO AVE

Empates com o Benfica e Porto. Vitória em casa do Leixões. João Eusébio na intimidade, e, quem diria, o velhinho médico do Rio Ave, o Dr Teófilo Bernardes objecto das duas páginas centrais na edição impressa de hoje do Jornal A Bola. Pena que a edição on-line d`A Bola seja uma valente merda, onde não aparece uma única referência a estas páginas (Aliás, é raro aparecer uma notícia n`A bola on-line fora do circuito dos 3 grandes).

P.S – O título deste também poderá ser: “15 Minutos de Fama”

NÃO BI NÃO SEI NADA!

Pelos vistos, nenhum dos pistols viu o Leixões – Rio Ave. Honestamente, posso estar esquecido, mas não me recordo de alguma vez ter visto o Rio Ave disputar uma partida de futebol às 16 horas, com direito a transmissão televisiva por um canal generalista… num dia de semana.

Assim não dá!

0-1

1-1

1-2


ACTUALIZAÇÕES

O site do Rio Ave FC pode ter todos os defeitos do mundo, mas o do Leixões bate o record das actualizações. Melhor dizendo, da falta de actualizações.

São 22 horas e ainda não tem nenhuma referência ao resultado desta tarde.


P.S - ... já actualizaram entretanto...

AH GANDA TARANTINI

Bora lá os cinco P's que até os comemos.

POSIÇÃO 69

Podem não acreditar, mas somos mesmo nós aqui.

DILEMAS DE QUARTA-FEIRA

1º dilema: Estou a trabalhar… logo, não posso ver o Leixões – Rio Ave (Carlsberg Cup) às 16 horas na SIC!

2º dilema: Se ao menos conseguir dar algumas saltadas ao café… haverá algum café com interesse no jogo? Pior! Trabalho na Póvoa! Haverá algum café “polaco” com interesse no jogo?

INTIMISSI

Por favor srs jornalistas: não voltem a mostrar o João Eusébio na intimidade (Ver aqui e aqui). É que um homem fica com a lágrima no olho, perde o tesão… e já não tem coragem para criticá-lo. Por favor, não o tratem com humanidade!

Não é que seja um grande galo!


... encontram-no algures por aqui

O PISTOL QUE SE SEGUE…

1 - O "Rio Ave Pistols" avança e é agora um ménage à trois. "Velhote" é o Pistol que se segue e é tão administrador deste blog quanto eu e o Alex. E tal como o combinado, cada um publica quando quiser, o que quiser (futebol e não só), tendo apenas como pano de fundo e linha unificadora… o glorioso RIO AVE, carago! Esse glorioso Rio Ave que o Alex insiste em dizer que não fez um grande jogo contra o Porto. Alex, estás equivocado, pá:-) Gostei da atitude da equipa do Rio Ave. Pena que a gente já saiba que vai perder na próxima jornada… (Foi uma piada! Foi uma piada rapazes!).

Honestamente, não se podia pedir mais ao Rio Ave e ao treinador. Acho que até fizeram uma 1ª parte de igual para igual com o Porto. (No preciso momento em que escrevo este post, o Paços de Ferreira marca o segundo ao Benfica! Meu Deus, aquele Quim anda tolo! Mais um frango de olhos abertos”). É obvio que o Porto jogou furos abaixo do que seria normal (Duvida cartesiana: Será que esta época pode fazer mais?). Mas algum do desmérito do Porto também esteve na equipa do Rio Ave, nomeadamente em jogadores como o Gaspar, Evandro, Niquinha, Chidi, André Vilas Boas… foram notáveis!

2 – Sr. Presidente, espero bem que elas cheguem na próxima jornada! Se não… “até lhe xinco”

3 – O único homem do mundo que consegue falar com dois telemóveis ao mesmo tempo está revoltado com o Pedro Proença. Felizmente que há alguns portistas com algum discernimento como este. Na minha opinião, também não foi penalti.

Rio Ave 0 x 0 Porto

4 - Há três anos estive toda a época a queixar-me que o Keita e o Chidi não valiam nada; há duas épocas já eram o Keita, o Chidi e o Ronaldo, e continuavam a não valer nada; o ano passado, idem aspas; livramo-nos do Keita, e pensei que também do Chidi. Enganei-me...
Não é que eu não veja algum valor no Chidi. Só não encaixo bem que um ponta-de-lança não saiba marcar golos - e o Chidi, definitivamente, não sabe.
Eu preferiria que o Eusébio utilizasse o Evandro como avançado-centro. Sempre é um jogador que ganha muitas bolas de cabeça, consegue reter bem a bola e remata bem. Depois, jogar com três médios defensivos é demais. Niquinha e Delson chegam. Abriria espaço para entrar o Tarantini ou o André Carvalhas, que eu não sei bem o que valem. Assim, para Setúbal eu alinharia com Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes, Sílvio, Niquinha, Delson, Livramento, Tarantini, Semedo e Evandro.
5 - Em relação ao suposto penalti de ontem: o que eu vi foi que a bola veio com muita força do poste e o Gaspar não faz qualquer movimento propositado para parar a bola com o braço. E não estava qualquer jogador do Porto no lance; o Rio Ave não beneficiou com o choque da bola no braço do central. Mas já vi muitos penalties a serem marcados assim. É conforme o árbitro está virado.
Agora, depois da exibição que o Porto fez, vir falar deste lance é caricato. Mas à falta de outros argumentos, deixa-os falar.

Rio Ave 0 x 0 Porto

1 - Péssimo jogo de futebol. Infelizmente, nada que não se pudesse prever. O Rio Ave deve ter o plantel mais fraco que já frequentou a 1ª divisão vestido de verde-e-branco; já o Porto, se exceptuarmos o desastre de 2004/05, sob o comando de Fernandez, apresenta a equipa mais foleira dos últimos 20 anos.
2 - Eu não sei o que me deixa mais espantado: que não tenhamos sido capazes de contratar um único ponta-de-lança que saiba o que é uma baliza, ou que existam portistas que digam que "Quaresma não faz falta porque temos o Rodriguez".
3 - Jesualdo não foi leal connosco. Tudo bem, jogaram o Fernando e o Mariano, mas tirou o Benitez. Não se faz. Então, deixou o Sporting e o Benfica aproveitarem e tira-nos assim o Benitez? Não há direito...

BOA SORTE RIO AVE!

Isto é que foi não ter tido tempo para a bola. Nem Porto nem Benfica nem Sporting… Não vi nada de nada relativamente a esta semana europeia.

Mas o meu pai, que é do Porto e assistiu ao jogo dos dragões, lá me foi avisando, que este Porto sem o Quaresma… é totalmente diferente.

Atenção João Eusébio, se o meu pai diz isso…. eu se fosse tu, jogava com uma estratégia de ataque no próximo domingo…

RIO AVE 1 - FC PORTO 0

2003/2004

(A única vitória do Rio Ave ao Porto para o campeonato... nos Arcos)



Já lá vão 34 partidas entre o Rio Ave e o fêcêpê. Do confronto resultaram apenas duas vitórias para o Rio Ave: a primeira nas Antas por 2-1, na época 1981/82, a segunda nos Arcos, por 1-0, na época 2003/2004, graças a um grande frango do guarda-redes Nuno… perdão, a um grande golo de Miguelito (ver aqui a ficha do jogo).

Nos 14 jogos efectuados em Vila do Conde pelo FC Porto, os dragões venceram 7 vezes o Rio Ave (Dado importante: nas ultimas 6 visitas, o Porto apenas venceu uma vez).

O saldo entre as duas equipas aqui em Vila do Conde é então este: 7 vitórias (Porto), 1 vitória (Rio Ave), 6 empates.

VEM DE LISBOA...

US AND THEM

Apesar de os meus gostos musicais terem evoluído há muito noutra direcção, sempre que me perguntam qual é a minha banda favorita, a resposta inequivocamente é sempre a mesma, e vem lá de longe... da adolescência: Pink Floyd. Até sempre Richard Wright!

MERA CURIOSIDADE...

Por falar neste artigo e por mera curiosidade, alguém sabe-me dizer e relativamente ao Rio Ave, quais são os valores salariais do André Vilas Boas, Gaspar, Miguel Lopes, Semedo…

INSTINTOS JORNALÍSTICOS

O instinto assassino de Semedo voltou a fazer estragos. “Poxa”, depois de ler esta frase inicial do artigo do Record inicial, fiquei um bocado “coiso”… assassino? Qual assassino? O homem ainda só fez 1 jogo de jeito pelo Rio Ave. No outro foi um azelha. E que raio de frase jornalística é esta? E numa crónica de um jogo-treino, contra “rotos” da segunda?

Grrrr! Matem este jornalista!

ABORRECIMENTOS

1 - Duas semanas sem campeonato nacional, é demais. Ainda se a paragem tivesse valido a pena. Não valeu. E tudo por causa do desaire de ontem. (Queirós, trás o Ricardo de volta, pá! Sempre são “frangos de olhos fechados”!).

Estou aborrecido!

2 - Como compreendo o Fábio Coentrão. O que é que é o campeonato espanhol, comparando com o português? O rapaz disfarça nesta entrevista, mas anda entediado. Nesta fase até trocava o Saragoça pelo Rio Ave, apenas para jogar num campeonato a sério. Qualquer tipo veria pelas imagens da apresentação do Fábio em Saragoça (Ó Fábio, nem parecem toques de bola de um craque), que o rapaz, estava aborrecido e com uma dúvida existencial: O que é que faço aqui?



EU BEM AVISEI….

Eu bem avisei: naturalizem o Chidi e ponham-no a jogar na selecção nacional. A defesa central, o Gaspar. Quanto à baliza… epá… metam o médio Niquinha. Já experimentamos o frangueiro Ricardo. Agora o frangueiro Quim. Porque não tentamos um médio…

Quando é que me convidam para seleccionador nacional?

LADJI KEITA

1 - Reportando-me aos posts do "Reis do Ave" (este e este) sobre o Ladji Keita, do qual já me tinha “esquecido”, dei-me ao trabalho de ler o site do seu actual clube (Não. Não percebo grego. Tive de utilizar as ferramentas de tradução do google).

Não há duvidas, a aspiração que os adeptos do Atromitos Yeroskipou têm em relação ao Keita... é grande.

Vejam o que se pergunta nesta sondagem, no canto direito do site (O link demora um bocado a abrir). E vejam o resultado.

2 - Haverá algo de mais enfadonho que o site oficial do Rio Ave? Até o Atromitos Yeroskipou do Chipre consegue ter um site mais interessante que o nosso.

O QUE É NACIONAL É BOM, HEIN MISTER!


"Por entre tantos e tantos jogadores provenientes de outras paragens, não deixa de ser assinalável o exemplo dado pelo Rio Ave. A equipa de Vila Conde contratou oito reforços e todos eles portugueses: Sílvio e Semedo (Odivelas), Jorge Humberto e Bruno Novo (Santa Clara), Vitor Gomes (Cagliari), Tarantini (Portimonense), André Carvalhas (Benfica) e Pedro Coentrão (Valdevez).

No sentido oposto estão o Belenenses e o Nacional da Madeira. Os azuis do Restelo inscreveram 15 jogadores de outras naturalidades para a nova época, mais dois do que os alvi-negros da ilha da Madeira.

A formação lisboeta foi mesmo a que mais mudanças efectuou no seu grupo de trabalho, com 18 novos jogadores. É caso para dizer que pouco resta da rica herança deixada por Jorge Jesus." - in IOL Diário: O exemplo vindo de Vila do Conde.

Ó PUTO, VÊ LÁ SE GANHAS JUÍZO!


1 - "A época ainda agora começou mas os problemas com Fábio Coentrão já são falados em Saragoça, clube que o adquiriu por empréstimo pelo Benfica.

O extremo foi convocado para o jogo de anteontem com o Levante, em Valencia (2-1 para os locais), mas nem sequer entrou, o que causou estranheza, visto tratar-se de um reforço com algum peso.

Acontece que o técnico Marcelino castigou as noitadas do jogador, relegando-o para o banco, em detrimento do júnior Adriá. O clube já chamou os pais para acalmarem o atleta." - in Record: aqui

2 - Miguel Lopes (Rio Ave) poderá ingressar na Luz em Janeiro.


3 - Blogosfera rioavista: Estádio dos Arcos